Hoje em dia, os desafios colocados aos nossos alunos são enormes. Assim, o processo de ensino-aprendizagem é regulado, atualmente, por dois documentos estruturantes: as Aprendizagens Essenciais (AE) e o Perfil dos Alunos para o Século XXI (também designado Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória).
De facto, no ano letivo 2017/2018, as Aprendizagens Essenciais (AE) foram introduzidas somente nas turmas dos anos iniciais de ciclo (1.º, 5.º e 7.º anos de escolaridade) e de nível de ensino (10.º ano de escolaridade) nas 236 escolas-piloto abrangidas pelo Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). Porém, a partir do ano letivo 2018/2019, as Aprendizagens Essenciais serão introduzidas, gradualmente, em todas as escolas públicas e privadas do país.
Sinteticamente, as Aprendizagens Essenciais são documentos de orientação curricular conducentes ao desenvolvimento das competências inscritas no Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (PA).
Segundo o Perfil dos Alunos à saída da escolaridade obrigatória (PA), portanto após a conclusão do 12.º ano, o aluno deverá ter desenvolvido princípios como a aprendizagem, a inclusão, a estabilidade, a adaptabilidade e a ousadia, a coerência e a flexibilidade, a sustentabilidade, a base humanista e o saber. Paralelamente, os discentes deverão estar dotados de valores como a liberdade, a responsabilidade e a integridade, a cidadania e a participação, a excelência e a exigência, a curiosidade, a reflexão e a inovação.
Por fim, o aluno do século XXI deverá ter desenvolvido as seguintes áreas de competências – linguagens e textos, informação e comunicação, raciocínio e resolução de problemas, pensamento crítico e pensamento criativo, relacionamento interpessoal, desenvolvimento pessoal e autonomia, bem-estar, saúde e ambiente, sensibilidade estética e artística, saber científico, técnico e tecnológico e, por fim, consciência e domínio do corpo. Para além destes desafios, o aluno atual deve, ainda, dominar as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação). Aliás, brevemente, os discentes deixarão de utilizar manuais em formato convencional (papel) e passarão a usufruir dos e-manuais em formato digital. Esta mudança já se processa, de forma gradual, um pouco por todo o país, devendo chegar, a breve prazo, a todas as escolas nacionais públicas e privadas.
O Centro de Estudos Explicações Sem Limites, pese embora reconheça o papel fundamental que a escola assume na consecução destes objetivos, pretende afigurar-se enquanto agente educativo promotor e facilitador das Aprendizagens Essenciais, de forma a que o aluno alcance as competências esperadas no final do seu percurso escolar obrigatório. Assim, o nosso Centro de Estudos promove a formação integral do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho que, futuramente, o acolherá.
Serviços Complementares
– Lanche
– Transporte
– Psicologia (Vocacional e Terapia Clínica)
– Cursos de Línguas Estrangeiras (Parceria com um Instituto de Línguas)
– Programas de Férias Lúdico-Pedagógicas (Natal, Páscoa e Verão)
Comments are closed.