SALA DE ESTUDO, ESTUDO ACOMPANHADO (1.º, 2.º E 3.º CEB E ENSINO SECUNDÁRIO)
Em todos os ciclos de ensino (básico e secundário), os nossos alunos, inseridos em contexto de sala de estudo, começam por realizar os trabalhos de casa, supervisionados por um/a professor/a. Este docente tem a missão de acompanhar a realização dos trabalhos de casa, dissipar dúvidas, explicar conteúdos que os alunos não tenham compreendido em contexto escolar e, por fim, corrigir os trabalhos de casa, explicando quais os erros existentes e levando o discente a alcançar a resposta correta, caso se aplique. O/A professor/a deve, ainda, estimular o aluno a pesquisar informação no seu caderno diário, manual ou noutra fonte que o nosso Centro de Estudos disponibiliza, já que temos à disposição dos nossos alunos inúmeros manuais escolares, auxiliares de ensino, livros científicos, literatura portuguesa e estrangeira, computadores com ligação à internet, bem como acesso ilimitado à Escola Virtual.

Afigura-se de extrema importância esta pesquisa e seleção de informação, que o nosso Centro de Estudos fomenta constantemente, visto que, para além de promover a autonomia, é, segundo as mais modernas teorias pedagógicas, uma competência fundamental que o trabalhador do século XXI deve dominar.
Após a realização dos trabalhos de casa, os nossos discentes começam a preparar atempadamente os momentos de avaliação. Deste modo, e sempre com o acompanhamento de um docente, os alunos começam por realizar resumos acerca dos conteúdos lecionados nas mais diversas áreas curriculares. Para além de resumos, os nossos alunos realizam, igualmente, esquemas. Como muitas vezes não conhecem as regras básicas que norteiam a elaboração de resumos e esquemas, o/a professor/a começa por ensiná-las. Portanto, transmitimos aos nossos alunos as regras fundamentais que devem ser escrupulosamente seguidas sempre que pretendemos elaborar uma das destas técnicas de estudo, que se tornam cada vez mais imprescindíveis à medida que o grau de ensino se vai elevando. Mais uma vez, pretendemos dotar os nossos alunos de competências que os preparem para o futuro e que os tornem autónomos. Durante este processo, o docente tem também a responsabilidade de dissipar dúvidas e explicar os conteúdos que não estejam ainda devidamente consolidados.
Fomentamos, obviamente, durante esta fase teórica de apreensão de conhecimentos, a pesquisa e a seleção de informação, colocando à disposição dos nossos discentes todos os materiais que o Centro de Estudos possui. Segue-se a realização de inúmeros exercícios, fichas de trabalho e testes de avaliação. De acordo com estudos cientificamente comprovados, a realização de exercícios é uma das técnicas de estudo mais rentáveis. Acreditamos que os mesmos devem ser praticados em todas as áreas curriculares e, por isso, fomentamos esta técnica de estudo diariamente. Os discentes contam permanentemente com a supervisão de um docente, que tem a seu cargo a explicação de conteúdos e a dissipação de dúvidas. Quando o aluno não consegue responder de forma acertada, o/a professor/a deve levar o discente a reformular o seu raciocínio, de modo a chegar à resposta correta. Durante este processo, o aluno deve consultar o seu caderno diário, o manual, os resumos e esquemas já efetuados, bem como outros materiais de apoio adequados.
Comments are closed.